Como Construir o Arco de Balões

Arco de Balões
Aprenda passo a passo como montar um arco de balões para enfeitar sua festa de aniversário. 
Dicasfesta - Decorando Festa Infantil
Hoje em dia é muito difícil irmos a uma festa de aniversário e não encontrarmos nela algum tipo de decoração feita com balões, tamanha é a popularidade deste objeto, que como exemplo posso até ir mais longe, pois ultimamente temos decorado também eventos e locais como festas de empresas, igrejas, restaurantes, lojas e até noivados, (por enquanto em casamentos ainda não o fizemos, mas do jeito que a coisa esta indo eu acho que não vai demorar muito para isso acontecer) então este tipo de arte vem se tornando muito comum no decorrer do tempo, portanto, pensando em ajudar a quem deseja montar alguma decoração com balões, publiquei esta página na qual ensino um passo a passo de todo o processo para se montar um arco de balões, visto que este é um dos acessórios da decoração que as pessoas mais tem dificuldades em fazer.
Quero que tenham em mente que o processo é bem simples, bastando ter em mãos duas ferramentas indispensáveis que são: uma tesoura e um compressor, (o compressor é fundamental, pois obviamente não dá para encher duzentos balões que é o tanto que se utiliza para produzir um arco de seis metros, usando apenas a boca). Alem das ferramentas serão necessários também alguns materiais tais como: linha de náilon, uma barra de tubo marrom de 25 mm de diâmetro por 6 metros de comprimento (dessas utilizadas em encanamentos de água) e duas bases para dar sustentação ao cano, porém estes dois últimos itens não são indispensáveis, podendo com alguma criatividade encontrar outra forma de substitui-lo, uma delas é fixar o arco na parede com linhas e fitas crepe ou pregos.
Alem das ferramentas já citadas, a pessoa que for montar o arco se quiser ter um pouco mais de capricho, poderá lançar mão do medidor de balões que é uma ferramenta que proporcionará uma maior uniformidade ao tamanho dos balões e consequentemente uma melhor harmonia ao arco, assim como você pode ver na foto acima. 
Pois bem, no vídeo abaixo, você vai aprender todo o processo de montagem para produzir o arco.
Agradeço pela visita, desejo-lhes uma boa festa e sugiro que deem uma olhadinha nas outras páginas deste blog.
Assista ao vídeo
Frequentemente estou publicando novos artigos, se desejar receber informações sobre estas publicações, cadastre seu
e-mail, ou se inscreva em meu canal de vídeos
Gostou? 
Então me ajude a divulgar nas redes sociais das quais você participa.

31 comentários:

  1. eu gostaria de saber se eu nao tiver a barra de tubo pra colocar no meio do arco eu se consigo fixar na parede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode fixar na parede com linha e fita crepe,
      as vezes também fazemos isto quando não há espaço para colocar o cano.

      Excluir
  2. Quanto tempo demora p se confeccionar um arco? Posso começar a fazer um quanto tempo antes da festa, pra que não fique murcho?
    Grata pelas informações.
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, Com pratica duas pessoas confeccionam um arco em meia hora. A durabilidade deste arco depende das condições do ambiente em que irá ficar, ex: na sombra em local fresco pode ficar até de um dia para o outro, mas se ficar no sol não aguenta mais de duas horas.

      Excluir
  3. Gostaria de saber se para forrar uma coluna o procedimento é igual.....
    Obrigada e aparbéns pelo video, esta muito bom! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, Forrar colunas com balões vai torna-la muito larga e o que já esta estorvando irá ficar pior.
      Se a coluna for muito feia e você quiser criar alguma coisa para melhora-la sugiro que forre-a com tecido TNT marrom e depois em uma altura superior a cabeça das pessoas, amarre balões verdes em abundância para parecer como uma árvore, ou faça outro tipo de decoração com balões nas cores do tema, pode também colar pequenos painéis de isopor, tipo estrelas, borboletas, aves ou flores.

      Excluir
  4. Bom dia gostaria de saber aproximadamente qtos balões necessita para fazer esta guirlanda???
    Obrigada
    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Maria, aproximadamente 200 balões nº 7 para tubo de 6,00 metros.

      Excluir
  5. Bom dia, estou começando a decorar agora, e não tenho experiencia a não ser, festas de família, que sempre damos uma de decoradores profissionais kkkk. Já tenho algumas festas para fazer, e esse site está me ajudando muito, principalmente com o arco. Gostaria de saber, quais são os outros materiais que eu poderia usar para fazer aquele medidor, pois não é qualquer um, né? Corre o risco de passar o balão e ele estourar.
    Tenho algumas dúvidas de iniciante, e gostaria de saber se poderia me ajudar. Se sim, me da um "oi" no meu e-mail que é: katherine_caroline@hotmail.com
    Estou adorando, e agradeço pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kathefour, no começo é assim mesmo, trabalha para a família depois para os amigos e se caprichar, logo estará pegando festas maiores.
      O medidor de balões pode ser comprado pronto, ou construído com diversos tipos de materiais, tipo papelão duro, placa de pvc, duratex, etc..., o importante não é o material de que é feito e sim como é feito, depois de cortado o buraco de passagem dos balões na medida certa, passe uma lixa fina onde foi cortado para eliminar toda a aspereza que ficou, desta forma os balões não vão estourar. Dica sempre encha os balões um puco acima do tamanho que vai ficar depois vá murchando até passar pelo buraco do medidor sem forçar, desta forma você estará gerando estabilidade e equilíbrio em toda a superfície do balão e consequentemente eles estourarão muito menos.
      Quanto as suas dúvidas, não sou expert, (estamos sempre aprendendo), mas o que eu souber eu responderei com prazer para tentar ajudar, mas vou responder sempre por aqui para que pessoas com as mesmas dúvidas que você possam se beneficiar das respostas.

      Excluir
  6. Adorei as dicas,muito legal. amo que amo festa. eu mesma faço as festinhas dos meus filhos. e amo mesmo. entao como sou iniciante preciso de dicas de cmo deixar o arco durinho. e para nao precisar do suporte para por na parede desde ja fico no aguardo.

    ellensps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá ellen silva, a melhor forma de se fazer este arco é como você vê no vídeo, porém se não quiser utilizar as bases e nem o cano faça o seguinte: depois de montá-lo, coloque-o no lugar em que irá ficar e grude-o utilizando fitas crepe, não vai ficar perfeito, mas é perfeitamente possível se fazer desta forma.
    Boa festa.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabés e muito obrigada pelas dicas. Gostaria de saber se é possível fazer o arco com o cano de 20mm ja que ele é mais fino e vai parecer menos no meio dos balões? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, sim pode, o problema de utilizar o tubo mais fino está somente quando o arco de balões está posicionado em área externa, onde pelo fato do cano ser mais fino sofre mais com a influência do vento, mas numa decoração interna pode usar sem problemas.

      Excluir
  9. Oi de novo rsrsrs. Para o balão numero 7 eu uso qual o tamanho do medidor? Eu comprei aquele pronto de papelão que vem varios tamanhos, sabe qual é? E pra fazer o arco o balão 7 é mesmo o melhor? Tem alguma marca de balão que vc recomendaria?Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, para arcos de 6 metros o balão nº 7 é o mais adequado, no medidor deve estar marcado nos orifícios para qual balão é, porém se não estiver, utilize aquele que mais se aproxima dos 17,5 cm.
      Quanto a marca dos balões você pode fazer experiências, aqui eu tenho usado os da São Roque que são muito bons.
      Abraços.

      Excluir
  10. Olá boa noite,
    Muito boa suas dicas.
    Sou iniciante e ainda tenhos algumas dúvidas rs.
    Para tela com os quadradinhos de 15 x 15 qual o tamanho certo dos balões?
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loma, 15 x 15 é equivalente aproximado de 6 x 6 polegadas, portanto os balões mais próximos desta medida são o de numero 7, sempre arredonde para cima para se ter uma folga, abraços.

      Excluir
  11. E se não tiver o suporte pra segurar o arco? Quero fazer um arco pra minha formatura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila Pires, você pode fixa-lo na parede, para colar o arco na parede, utilize linhas e fitas crepe, prenda as linhas na parede com as fitas em vários pontos no formato que desejar que o arco fique e depois prenda o arco nestas linhas.

      Excluir
  12. Olá novamente,
    Obrigada pela resposta acima.
    Por favor,Você sabe mim dizer quantos balões pega para fazer uma orelha da Minnie no arco da entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loma, infelizmente eu não sei responder sua pergunta, pois só trabalhamos com decorações simples que não incluem personagens feitos com balões.

      Excluir
  13. Boa tarde...Por favor mim ajuda se puderrr....rs
    Qual a medida que devo usar no medidor de bolas para encher o balão para a tela 15 x 15
    Grata.

    ResponderExcluir
  14. quanto dever ser o cano que utiliza no video =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kafa,
      Tubo PVC marrom
      Espessura: 25 mm
      Comprimento: 6 metros.

      Excluir
  15. Bom dia! Quero fazer umas colunas de balões e colocar até o teto, como aço para mante-los reto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Olá Michele, para fazer colunas retas basta montar uma guirlanda na altura desejada e inserir nela um tubo do mesmo tamanho, em seguida encaixe-os na base, veja como montar esta guirlanda seguindo os mesmos passos utilizados para a confecção do arco de balões, porém em vez de curva-lo deixe-o reto. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá Bom Dia!!!
    Suas dicas são muito boas, Parabéns!!!
    Gostaria de saber como faço uma guirlanda em formata quadrado, e como faço com o cano pvc? desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clenilza, Construa a guirlanda da mesma forma e em seguida encaixe-a em uma armação quadrada feita de ferro ou de tubos de PVC montada com as conexões do mesmo material.
      Obs.: o arco quadrado consome mais balões e não ficam tão bonitos quanto os curvos, dica: só os utilize em locais onde devido a altura não cabem o arco curvo. Abraços.

      Excluir
  18. Boa noite Ivair,tudo bem com vc?
    Preciso muito da sua ajuda,por favor...
    Olha só,tenho uma festa para fazer em um Espaço que tem várias Pilastras.Elas são bem quadradas e com 2m de altura.Estou perdida de como decora-las com os balões.
    O que vc mim sugere?
    Fico no aguardo da sua ajuda,muito obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loma, tudo depende do espaço disponível e do valor a ser investido na decoração, mas, uma boa opção é enrolar papel crepom marrom em torno das colunas e na parte mais alta contorna-la com balões verdes simulando a copa de uma árvore, e para enfeita-la misture alguns balões menores amarelos ou vermelhos de forma que fiquem parecendo frutas. Abraços.

      Excluir

Seguidores